Sobre o Kaspersky Free

O Kaspersky Free fornece a proteção abrangente contra vários tipos de ameaças de segurança de informações. Estão disponíveis diferentes funções e componentes de proteção como parte do Kaspersky Free para oferecer a proteção completa.

Os Componentes de proteção foram concebidos para proteger o computador em tempo real contra vários tipos de ameaças à segurança das informações, ataques à rede e fraude. Cada tipo de ameaça é processado por um componente de proteção dedicado.

Além da proteção em tempo real fornecida pelos componentes de segurança, é recomendável verificar o seu computador regularmente quanto à presença de vírus e outro malware. Isto é necessário para descartar a possibilidade de disseminação de programas maliciosos que não foram detectados pelos componentes de proteção, por exemplo, devido à definição de um baixo nível de segurança ou por outros motivos.

Para manter o Kaspersky Free atualizado, é necessário atualizar os bancos de dados e os módulos do aplicativo pelo software.

Segue uma descrição de lógica de como os componentes de proteção interagem quando o Kaspersky Free tiver sido definido para o modo recomendado pelos especialistas da Kaspersky (em outras palavras, com as configurações padrão do aplicativo).

Antivírus de Arquivos

O Antivírus de Arquivos evita a infecção do sistema de arquivos do computador. O componente é inicializado ao iniciar o sistema operacional e permanece continuamente na RAM do computador, verificando todos os arquivos que são abertos, salvos ou iniciados no seu computador e em todas as unidades conectadas. O Kaspersky Free intercepta todas as tentativas de acessar um arquivo e verifica o arquivo quanto à presença de vírus conhecidos e outro malware. Acesso adicional ao arquivo somente é permitido se o arquivo não estiver infectado ou se desinfectado com êxito pelo aplicativo. Se não for possível desinfectar um arquivo, por qualquer motivo, ele será excluído. Uma cópia do arquivo será Movido para a Quarentena quando isso ocorrer. Se um arquivo infetado for colocado no mesmo local onde o arquivo excluído com o mesmo nome estava, a Quarentena salva somente uma cópia do arquivo mais recente. Uma cópia do arquivo anterior com o mesmo nome não será salva.

Antivírus de email

O Antivírus de email verifica as mensagens de email recebidas e enviadas em seu computador. Um email é disponibilizado ao destinatário somente se não contiver objetos perigosos.

Antivírus da Web

O Antivírus da Web intercepta e bloqueia a execução de scripts em sites, caso estes representem uma ameaça. O Antivírus da Web monitora também todo o tráfego da Web e bloqueia o acesso a sites perigosos.

Antivírus de MI

O Antivírus de MI assegura o uso seguro de clientes de IM. O componente protege informações que chegam ao computador através de protocolos de IM. O Antivírus de MI assegura o funcionamento seguro de vários aplicativos para envio de mensagens instantâneas.

Antiphishing

O Antiphishing permite verificar os URLs para verificar se estão incluídos na lista de URLs de phishing. Este componente é integrado no Antivírus da Web e Antivírus de MI.

Inspetor do Sistema

O componente Inspetor do Sistema reverte as alterações feitas no sistema operacional por meio de atividades mal-intencionadas ou de outros aplicativos.

O componente protege contra malware, inclusive:

Recomenda-se não desabilitar esse componente.

Bloqueador de Ataques de Rede

O Bloqueador de Ataques de Rede é carregado ao inicializar o sistema operacional e rastreia o tráfego de rede recebido quanto à presença de atividades características de ataques de rede. Ao detectar uma tentativa de ataque a seu computador, o Kaspersky Free bloqueia toda a atividade de rede do computador que está atacando o seu.

Teclado na tela

O Teclado na tela impede a interceptação dos dados inseridos com o teclado de hardware e protege os dados pessoais contra tentativas de interceptação que usam capturas de tela.

Nesta seção da Ajuda

Novidades

Requisitos de hardware e software

Compatibilidade com outros aplicativos da Kaspersky

Início da página